Turismo – EM BREVE

A Pousada

Simplicidade, aconchego e raiz

Um dos ativos mais valorizados hoje é simplicidade, que se torna ainda mais valiosa quando combinada com o aconchego e uma cultura que preza o bem-estar e a felicidade das pessoas.

A Pousada Água Viva oferecerá este tipo de simplicidade aos seus hóspedes.

O interior da pousada nos convida a uma viagem no tempo e uma conexão com a serenidade.

Mas a história dessa Fazenda e casa, onde será a pousada, remonta ao período de ocupação da região do Vale do Araguaia. A casa, foi construída nos anos 60 pelos padres salesianos com o intuito de catequizar os índios da região e mantém até hoje essa aura de fronteira do desenvolvimento.

Conciliando a história do Brasil antigo ao conforto moderno, a Pousada Água Viva estará pronta para recebe-lo.

Atrações

Experiências turísticas diferenciadas e raras é o que a Fazenda Água Viva oferecerá aos seus hóspedes. O turismo ecológico fica por conta da observação da vida selvagem preservada pela fazenda e locais de rara beleza natural. O etnoturismo é representado pela visita às aldeias indígenas da região e o místico por algumas escolas de iniciação que estão no Vale do Araguaia . Os dias de campo da Liga do Araguaia e a rotina de manejo do gado na Fazenda são exemplos do turismo rural com palestras e práticas de pecuária sustentável.

Encantos Naturais

A região da Fazenda Água Viva reserva locais de rara beleza para a turismo ecológico, além da observação da vida selvagem preservada.

Rio Das Mortes, MT

O rio das Mortes sustenta um grande ecossistema e é tido como o segundo rio do mundo de água mais pura. O nome rio das Mortes foi colocado pelos índios Xavantes, devido às grandes batalhas com os bandeirantes às margens do rio.

A Fazenda Água Viva possui sua reserva legal onde a  vida selvagem pode ser observada. Faça um tour pelas nossas câmeras e veja a beleza das imagens capturadas.

Onça pintada “posando” para a nossa câmera

Etnoturismo

Xavantes em dança ritual na aldeia Tritopá

Em Nova Nazaré está situada a aldeia Xavante Tritopá. Atualmente, a população xavante no Brasil está em crescimento. Em 2009, era de aproximadamente 10 000 pessoas. Em 2010, segundo a Fundação Nacional de Saúde, era de 15.315 pessoas.[Tinham, como atividade predominante até a segunda metade do século XX, a caça, a pesca e a coleta de frutos e palmeiras. 

O Santuário

Ermida do Santuário do Roncador

Encravado na região do Araguaia, o Santuário do Roncador recebe fiéis há mais de 30 anos numa busca por contato com o mundo paralelo. Os mistérios que envolvem este local, que fica em Cocalinho numa gruta gigante, foram tema de reportagem especial do Fantástico, que mostrou o ritual, mas não revelou os segredos do lugar, por isso, a tendência é que as visitas sejam cada vez mais frequentes.

Passeio nas Águas e Pesca Esportiva

Gruta Azul

A água na fazenda é realmente viva, presente e surpreendente, através da diversidade de formas existentes em seu território. Além de 17 km às margens do Rio das Mortes e de 152 hectares de lagos, ainda conta com uma nascente perene que dá a sensação de água borbulhando e por isso é chamada de Fervedouro.

Entre o rio das Mortes e as mineradoras de calcário, a cerca de 3 Km de distância da MT-326, a gruta impressiona seus visitantes por sua beleza. A formação calcária, que dá o efeito azul à água, é um lugar singular de água cristalina, mas com muitas colorações por conta do efeito causado pela claridade do sol.

Experiência Agroambiental

Atividade da Agroambiental na Fazenda Água Viva em 2019

O Dia de Campo na Fazenda Água Viva marcou a abertura da Liga de Desenvolvimento Regional do Araguaia – LIGA DO ARAGUAIA® que é um programa idealizado em 2015 que visa estimular e replicar práticas de intensificação sustentável na pecuária de cria a partir da difusão e adoção de tecnologias modernas. Um dia voltado para a prática e a difusão de conhecimento sobre pecuária sustentável.