Pecuária Sustentável

Fazenda Água Viva é uma referência em pecuária sustentável!

Adotando práticas de intensificação, sustentabilidade, bem-estar animal, conservação ambiental e mensuração de Gases do Efeito Estufa, pretende provar a tese de que, em clima tropical, podemos produzir mais carne sem prejudicar o planeta. Para capturar todo o valor desse produto raro, está desenvolvendo sua própria marca de carne gourmet sustentável – a SouBeef®, resultado do cruzamento das raças Angus e Nelore.

“Produzir mais também é respeitar a terra! É preciso aproveitar melhor as pastagens e evitar o desperdício. Por isso implantamos o sistema de pastagens rotacionadas, onde um pasto grande é dividido em vários piquetes e através de uma boa gestão desse território, o gado consegue “colher” melhor o capim de forma homogênea e eficiente. No meio dos pastos ainda podemos observar várias espécies arbóreas nativas como o Jatobá, o Barú, o Pequi e o Muricí, entre outros, que proporcionam através do sombreamento o bem-estar térmico necessário para os dias quentes no Mato Grosso. Os currais da fazenda Água Viva, utilizados para manejo do gado, são modernos e circulares, reduzindo assim o stress do gado nos dias de trabalho.”

A Água Viva também se destaca por ser parte da articulação da Liga do Araguaia®, movimento voltado ao desenvolvimento rural sustentável da região do Médio Vale Araguaia mato-grossense.

Através da inserção da sustentabilidade dentro das estratégias de negócios da pecuária e do turismo podemos promover a intensificação sustentável de áreas degradadas aumentando a oferta de alimentos para um mundo em crise de segurança alimentar , gerando renda com a conservação e melhorando o balanço de Carbono!

Dia de Campo da Liga do Araguaia

Podemos conservar o meio ambiente através da valorização tanto dos produtos sustentáveis e certificados quanto dos ativos ambientais e de seus serviços ecossistêmicos. E desta forma podemos manter as pessoas morando no campo e incluídas na cadeia produtiva.